BOCHA – INTRODUÇÃO A UMA MODALIDADE ESPORTIVA HISTÓRICA

23 de novembro de 20183min490

A Federação Paulista de Bocha e Bolão em parceria com a Faculdade UNISANTA – Santa Cecília da cidade de Santos, criou uma oportunidade única para você conhecer melhor a modalidade esportiva BOCHA, onde temos objetivo de apresentar esta modalidade histórica e suas riquezas culturais.

APRESENTAÇÃO

Apesar de presente nas Paralimpíadas (competição voltada a pessoas com deficiência), a bocha não integra o programa dos Jogos Olímpicos, mesmo sendo praticada em todos os Continentes e tendo entidades internacionais que organizam competições de nível mundial. Esse curso buscará explicações de por que isso ocorre e apresentará as variações desse esporte cujo nascimento remonta ao surgimento da nossa civilização e à habilidade do ser humano em dominar o movimento da esfera no plano. Esse curso apresentará modalidades praticadas nos 5 continentes, como a Petanque (de origem francesa), a Punto-Rafa-Vollo (de origem italiana), a Lawn Bowls (de origem inglesa), a Zerbin, o Tiro Progressivo, a Sulamericana, a Rafa paulista, a Rafa catarinense e a Rafa predominante no Norte do Estado Paraná e Oeste Paulista.

OBJETIVOS

Apresentar a riqueza cultural da Bocha, as principais características e entidades de administração da modalidade.

PÚBLICO ALVO

Educadores Físicos, estudantes de Educação Física, bochófilos e pessoas que gostam de esporte.

PROGRAMA

Aula 1 – Apresentação do curso e do professor; apresentação da FPBB e da FEFESP; apresentação dos outros cursos afins; História da Bocha. Os Romanos. A colonização.
Aula 2 – Petanque, Lawn Bowls e Zerbin
Aula 3 – Sulamericana, Rafa paulista, Rafa catarinense e Rafa predominante no Norte do Estado Paraná e Oeste Paulista
Aula 4 – Tiro Progressivo e Punto-Rafa-Vollo (mundial)

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

À vista no boleto R$ 88,00 ou em 2 parcelas de R$ 45,00 no cartão de crédito.
Início: 05.01.19

 

ENTRE NO LINK E FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

http://ced.unisanta.br/cursos/extensao/curso/1945/bocha-introducao-a-uma-modalidade-esportiva-historica