NOÇÕES ELEMENTARES SOBRE BOCHA RAFA (RAFA PAULISTA)

26 de novembro de 20184min97

A Federação Paulista de Bocha e Bolão em parceria com a Faculdade UNISANTA – Santa Cecília da cidade de Santos, criou uma oportunidade única para você conhecer melhor a modalidade esportiva BOCHA.

APRESENTAÇÃO

Diferentemente do que lamentavelmente se afirma, de se tratar de um jogo de velhos, a bocha é uma modalidade esportiva cujo domínio técnico sobre as condições da quadra (cancha) prepondera sobre a força, sendo essa a principal característica que permite às pessoas de mais idade manterem-se competitivas ao lado das mais jovens. Trata-se da maior oportunidade esportiva para o relacionamento entre os idosos e as demais gerações. No Estado de São Paulo prepondera a regra denominada bocha-rafa, ou rafa paulista, estando presente em todo o Estado na forma de esporte-lazer e esporte-competição. Esse curso propiciará contato com as principais características da modalidade e, por possuir a chancela da Federação Paulista de Bocha e Bolão, será reconhecido como capacitação à arbitragem em partidas oficiais, de se destacar competições municipais e estaduais, como, por exemplo, os Jogos Regionais e Abertos do Interior. A parte teórica será desenvolvida pela UNISANTA na modalidade Educação a Distância (EaD), através de vídeo aulas ministradas pelo Prof. Marcelo Henrique Gazolli Veronez, atleta e dirigente da modalidade inscrito junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREFSP) sob o n.º 31.030-P. Além das aulas teóricas os inscritos deverão comparecer em clube vinculado à Federação para observação da prática e para atuação como árbitro em três partidas, valendo essa parte como atividade prática, bem como a um único encontro presencial, que ocorrerá em diversas regiões do Estado, conforme cronograma abaixo.

OBJETIVOS

Capacitar para a realização de arbitragem em partidas de bocha rafa.

PÚBLICO ALVO

Educadores Físicos, estudantes de Educação Física, bochófilos e pessoas que gostam de esporte.

PROGRAMA

Aula 1 – 03.01.19 – Apresentação do curso e do professor; apresentação da FPBB e da FEFESP; apresentação dos outros cursos afins; dinâmica geral da bocha; características gerais da bocha rafa (bola grande e pesada; pontuação); posicionamento dos atletas e árbitros durante as disputas; e comportamento dos atletas, técnicos, dirigentes e torcedores.
Aula 2 – 10.01.19 – A cancha de bocha rafa (dimensões, marcações, características, piso); e Fundamentos: Ponto e Tiro.
Aula 3 – 17.01.19 – Fundamento: Jogada de Fundo; medição de pontos; e infrações e penalidades.
Aula 4 – 24.01.19 – Aspectos fundamentais da Regra.
Aula 5 – 31.01.19 – Aspectos fundamentais da Regra.
DIMENSÃO PRÁTICA
1) Comparecimento a uma entidade de prática vinculada à FPBB para observação da prática e para atuação como árbitro em 3 partidas (será necessário pegar um “visto” em formulário próprio no local).
2) Aula final regional: Um único encontro presencial entre os alunos do curso para disputa de competição, atuação como árbitro e recebimento de certificado (em fevereiro de 2019) na região que melhor convier ao mesmo:
02.02.19 – Araçatuba
03.02.19 – Marília
09.02.19 – São Carlos
10.02.19 – Campinas
16.02.19 – São José dos Campos
17.02.19 – Praia Grande
23.02.19 – Sorocaba
24.02.19 – Capital

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

À vista no boleto R$ 108,90 ou em 2 parcelas de R$ 55,00 no cartão de crédito.
Início: 01/01/19