top of page
BOCHA_edited.jpg

SOMOS BOCHÓFILOS

SAIBA MAIS SOBRE ESSE ESPORTE APAIXONANTE

                                 HISTÓRIA DA BOCHA

Parece que, desde sempre, os homens se recreavam fazendo correr sobre o solo objetos de forma esférica, primeiramente de pedra, depois de madeira ou de metal. Esta primitiva recreação foi se aperfeiçoando pouco a pouco, estabelecendo-se distâncias e regras.


Comparando com outros jogos ou exercícios atléticos, também o desporto da bocha tem origem muito distante, sem poder estabelecer-se exatamente a data de suas origens. Os historiadores falam de um jogo praticado no Egito e na Grécia antiga, por meio de objetos de forma esférica, em particular, pedras redondas.


Este jogo difundiu-se com o passar dos anos; os latinos o propagaram profundamente durante a idade média, sendo o mesmo tão popular em ser praticado nas praças públicas e nas ruas, a tal ponto que Carlos IV em 1319 e também Carlos V e mais tarde o Patriarca de Venezia, em 1576, foram obrigados a proibir a sua prática.


Em compensação, este jogo foi fomentado na Corte de Isabel da Inglaterra e teve entre seus afeiçoados o famoso almirante corsário Francis Drake. Muito mais tarde este último foi imitado na Itália por Garibaldi. O jogo, fundamentalmente popular, propagou-se com facilidade em muitos países, por intermédio dos povos francês e italiano; o mesmo encontra-se, talvez com regras diferentes, na África (Argélia, Marrocos, Tunísia, Senegal, etc) e, naturalmente, na Europa, onde os países interessados constituíram a “Federation Internationale de Boules” (F.I.B.) que disciplinou e esporte da bocha com regras técnicas e normas administrativas bem definidas.


O jogo, que era praticado ao ar livre, prosperou regularmente em muitos países, favorecido por uma forte e popular tradição e de uma maneira de vida favorável à sua difusão, por condições ambientais e urbanas que não criaram até agora, problemas relacionados com as instalações e material esportivo necessários à prática desta atividade.

INTRODUÇÃO DO ESPORTE NA AMÉRICA DO SUL


A bocha, um esporte de grande prestigio internacional, em especial na Europa, chegou a América do Sul através dos imigrantes italianos, introduzido primeiro na Argentina e, posteriormente em outros países do continente. Foi oficializada como esporte na década de 30 e em 1944 foi fundada a Confederação Sul americana de Bochas.

IMG_1625_edited.jpg

A BOCHA NO BRASIL


No Brasil foi reconhecida como esporte em 1943, pela Confederação Brasileira de Desporto, porém a sua filiação junto a Confederação Sul americana ocorreu apenas em 1950 e, neste mesmo ano o Brasil participou do IV Campeonato Sul americano Masculino, disputado pela Regra Sul americana, desconhecida dos atletas Brasileiros e adotada, a partir de então, como Regra Oficial em substituição à Regra do “ponto” e “bota”.
 

À partir da década de 60 a bocha firmou-se no País, com a evolução técnica de nossos atletas e a conquista de novos adeptos, inclusive com o início da participação feminina em 1966, com a criação do Departamento Feminino pela Federação Paulista, dirigido pela Sra. Regina Delosso Sposito e realização, neste mesmo ano do I Torneio Misto de Bocha.


Posteriormente vieram os jovens, cuja participação cada vez mais significativa incentivou a Confederação Brasileira de Desportos Terrestres, entidade nacional dirigente do esporte na época, à criação do Campeonato Brasileiro Juvenil, realizado pela primeira vez em São Paulo, no ano de 1986 e já no ano seguinte a Confederação Sul americana promoveu, no Uruguai o I Campeonato Sul americano da categoria.


Apesar do velho conceito de que a bocha é “esporte para idosos”, a modalidade é praticada por pessoas de todas as idades e classes sociais, homens, mulheres, jovens e crianças, atraindo a participação de atletas de faixa etária cada vez menores.

CURIOSIDADES


Atualmente existem oficialmente, em todo o mundo, quatro modalidades de Bocha: Zerbin que é adotada pela Federation Internationale de Boules, o Punto-Rafa-Vollo, no Brasil denominada “modalidade mundial”, adotada pela Confederazion Boccistica Internazionale, Sul americana: adotada pela Confederação Sul americana de Bochas e a Bocha Rafa, praticada apenas no Brasil.

Até o ano de 1950, a regra praticada no Brasil era o “ponto” e “bota”, a partir daquele ano foi adotada a Regra Sul americana para todas as competições oficiais, porém, como recreação, muitos adeptos do esporte disputavam jogos baseados em uma regra denominada “Pontobol”. Devido ao grande número de praticantes dessa modalidade, a mesma

foi reconhecida como esporte pela Confederação Brasileira de Desportos, em 1978.


A modalidade de Bocha Rafa Paulistana, que é praticada em competições oficiais apenas no estado São Paulo,

hoje também faz parte dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, promovidos pela

Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.

No ano de 2009, diante da necessidade de unificação das regras visando o reconhecimento da Bocha como esporte olímpico, a Confederação Brasileira de Bocha e Bolão adotou a Regra da Modalidade Mundial

(Punto-Rafa-Vollo) em substituição à Regra Sul americana.

bottom of page